Quem é o seu mestre?

sexta-feira, 19 de abril de 2013 | 12:53 | Por 4 comentários

Todos querem a liberdade, a dignidade, a honra e a felicidade. É um anseio bastante natural de auto-realização. Vai muito além do viver e do sobreviver, e parece-me ser o mandamento número 1 entre os humanos. Chamo de mandamento porque se eu chamasse de “direito” eu poderia ser mal entendida, porque um mandamento é um direito e um dever ao mesmo tempo.

Pois bem, a tal auto-realização só pode ser conquistada quando compreendo “quem sou eu” e tenho a coragem de viver de acordo com isso. Se ainda não sei responder à primeira questão eu posso sim ter muitas realizações, mas não posso chamá-las de auto-realização.

Com isso devo alertá-los que muitos realizam muitas coisas e nem por isso encontram a terra prometida da felicidade. Esse é o prêmio dos que seguem o próprio caminho. Por isso todo cuidado é pouco, pois errar o percurso é mais fácil do que encontrá-lo. Estamos acostumados à imitar caminhos alheios, a servir ideais e valores que pouco tem a ver com a nossa essência. Todos estes ideais coletivos de perfeição estética, financeira, profissional, sexual, amoroso e por aí vai tendem a nos desviar do nosso próprio.

Quem é o seu mestre? Ao que e a quem você serve? Se tiver sorte de encontrar um mestre de verdade este vai te ensinar a escutar seu mestre interior. Se tiver azar e encontrar um mestre que julga deter a única verdade aplicável seu caminho será desviado. Mas se a angústia fizer seu trabalho direitinho e abrir seus olhos, ainda dá tempo de olhar para si e encontrar seu próprio norte.

Muita atenção, olhos e ouvidos bem abertos, percebam quais são as coisas que endossam em você o direito e o dever de viver com honra e dignidade, este princípio universal que com certeza habita cada um de nós…

Texto de Ana Luísa Testa

Fonte: Terapia em Dia

Leia também:
*Ser ou ter? Eis a questão
*Alienar-se ou estar consciente de si?
*A ditadura da Rede Globo: um poder que cresce a cada ano
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Acredito que por toda a nossa vida devemos nos perguntar quem somos e o que queremos, sempre existirá alguém para nos desviar do nosso próprio caminho.

    ResponderExcluir
  2. Você gostaria de receber milhares de visitas no seu Blog ou Site todos os dias?
    Conheça WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    Uma ideia simples porém genial!
    Um muro onde você cola nele o Banner do seu Blog
    ou
    Cola o nosso Banner na sua área de parceiros e aparece de graça automaticamente listado na página segundaria: divulgablogsite.com/referrer.php (a segunda página de maior visita do site)
    Recebemos uma média de 7 milhões de visitas diárias no muro!
    Mais de 400 Blogs já colaram nosso Banner, grave sua marca neste muro e faça parte da história da internet brasileira.




    Would you like to receive thousands of hits on your blog or website every day?
    Meet WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    A simple but brilliant idea!
    A wall where you paste it to your Blog Banner


    O único site totalmente gratuito especializado em promover encontros infiéis entre casados Trair.tk , apoia esta ideia.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas confundem auto-realização com "ourto-realização", Muitos "mestres", fazem por aí um verdadeiro culto a sua própria personalidade.

    ResponderExcluir
  4. O grande problema da modernidade e do pensamento do individuo capitalista, é confundir auto-realização simplesmente com ganhar dinheiro, e esquecer de fazer o que gosta e dar valor às pessoas que ama, em troca do simples sentimento de posse oferecido pelo mesmo, eu culpo o capitalismo e a mídia pela forma como foi moldada a forma de pensar do homem moderno.

    ResponderExcluir