Top 10 - Filmes de Transtornos Mentais

terça-feira, 12 de março de 2013 | 12:51 | Por 21 comentários
Na modernidade a importância do cinema se refere às transformações na experiência estética e na percepção sensorial das coletividades humanas. O cotidiano moderno se reafirmou, enquanto potencial de produção de paradigmas de felicidade. Todavia, subversivamente as pessoas estão cada vez mais doentes e infelizes. Surge então pluralidade psicopatológica. E o cinema como veiculador de informação e de cultura, não se omitiu a estes sintomas da modernidade. Segue-se uma lista de 10 filmes que retratam, alguns desses transtornos mentais da atualidade...

1. Gente como a gente (Ordinary People - TEPT, depressão)

O filme retrata a experiência humana da perda, além de expor a psicoterapia de forma realista. Estréia na direção de Robert Redford. Com os atores: Mary Tyler Moore, Donald Sutherland, Judd Hirsch e Timothy Hutton.

Sinopse: "A morte prematura em um acidente de um dos filhos de uma família de classe média alta acaba afetando a todos, principalmente o irmão da vítima, que se considera responsável pelo ocorrido e está em tratamento psiquiátrico. No entanto a mãe faz questão de manter as aparências, para não dar a entender que a unidade familiar foi quebrada."


2. O solista (The Soloist - Esquizofrenia)

Esta é a história real de Nathaniel Anthony Ayers, um ex-estudante da [escola de artes performáticas] Julliard, que cai nas profundezas da esquizofrenia. Quando o jornalista, Steve Lopez, faz amizade com ele, o mundo de ambos muda.

Sinopse: "O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York.
Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo."


3. Uma mente brilhante (A Beautiful Mind - Esquizofrenia)

Uma Mente Brilhante é baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar.

Sinopse: "O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até o fim de sua vida."


4. Bird (Abuso de Substâncias / Distúrbios Alimentares)

A verdadeira história de Charlie "Bird" Parker, uma lenda do Jazz, e suas lutas com a doença. Dirigido por Clint Eastwood e com uma trilha sonora fantástica.

Sinopse: "Baseado na biografia do músico Charles "Bird" Parker, um dos mais famosos jazzman americanos. Sua arte e sua vida, cercada de drogas, álcool e amores."


5. Uma família em perigo (Canvas - Esquizofrenia)

Um jovem rapaz acompanha um episódio psicótico de sua mãe com a ajuda de seu pai e amigos. Com, Joe Pantoliano, Marcia Gay Harden e Devon Gearhart.

Sinopse: Quando a doença mental de Mary põe em perigo a família, o seu marido e filho vêm-se obrigados a assistir de forma impotente seu afastamento. Forçado a criar o rapaz sozinho e a lidar com a esquizofrenia da sua mulher, pai e filho aprendem o verdadeiro significado da palavra família.


6. Rain Man (Autismo)

Dustin Hoffman em uma atuação fantástica como um homem com autismo e Tom Cruise como o irmão que não o entende.

Sinopse: Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais...



7. Sem medo de viver (Fearless - TEPT)

Jeff Bridges e Rosie Perez, são sobreviventes de um acidente de avião. Uma história de superação emocional, perda e recuperação.

Sinopse: "Max Klein é um dos pouco sobreviventes de um acidente aéreo que vitimou a maioria dos passageiros. Afectado pela experiência, o comportamento de Max começa a sofrer grandes alterações. Não consegue retomar a sua vida, afasta-se da família e, julgando-se invulnerável, procura situações de risco, como andar no topo de arranha-céus. Depois de várias tentativas frustadas para ajudar Max, o psicólogo Bill Perlman apresenta-lhe outra sobrevivente, Carla Rodrigo, uma mãe traumatizada pela morte do seu bebé no acidente, e juntos vão iniciar o caminho para resolver os seus problemas..."


8. A garota ideal (Lars And The Real Girl - Fobia Social)

O filme narra a história jovem que vive em uma comunidade rural de Minnesota. Estrelado por Ryan Gosling e Emily Mortimer.

Sinopse: "Lars Lindstrom é um tímido e bom rapaz numa cidadezinha do interior americano. Certo dia ele leva para casa aquela que considera a mulher de seus sonhos. Lars, todo feliz, apresenta a jovem ao irmão e à cunhada. Só há um problema: a garota não é real, mas sim uma boneca. E uma boneca inflável, daquelas de sex shop, que Lars acabou encontrando pela internet. Ocorre que sexo não está nos planos do rapaz. Ele acredita mesmo que a boneca é real e com quem pode manter um relacionamento. A cunhada fica preocupada com ele, o irmão pensa que ele está doido, mas a população da cidade incentiva o jovem em sua doce ilusão de que está realmente apaixonado."


9. O leão no inverno (A Lion In Winter - Transtornos de Personalidade, Disfunção Familiar)

Transtornos de personalidade, Mecanismos de defesa adaptativos visto frequentemente em disfunções familiares são apresentados em uma linguagem dramática. Baseado na vida do Rei Henry II.

Sinopse: "O rei Henrique II (Patrick Stewart) mantém a esposa, a rainha Eleanor (Glenn Close), trancada em seus aposentos do castelo por causa das frequentes tentativas de tirá-lo do trono. Mantendo a mulher fora do caminho, o rei também aproveita para galantear jovens senhoritas do reino. O que ele não sabe é que a esposa, mesmo na clausura, tenta armar um plano para que o filho Richard (Andrew Howard), o segundo da linhagem, assuma o trono."


10. Segredos da noite (The Night Listener - Transtorno factício)

Robin Williams e Toni Collette retratam uma história verdadeira, baseada nas experiências do autor Armistead Maupin e sua conexão com um misterioso rapaz.

Sinopse: "Quando a dançarina exótica Cassie (Sarah Allen) acontece em uma transação de drogas Gone Bad, ela rouba o dinheiro e as drogas pensando que ela agora tem os recursos para tornar seu sonho de se mudar para Paris realidade. Mas esperar três dias para obter o passaporte prova mais dura do que ela pensou quando todo mundo sabe de seu ex-namorado, com o chefe dela viciado em drogas, a amante lésbica, para o legítimo dono do dinheiro decide entrar em acção."


Fonte: Obvious

*Confira aqui outra lista com filmes de transtornos mentais
*Para leitura: Cinema e loucura - Conhecendo os transtornos mentais através dos filmes (de J. Landeira-Fernandez, Elie Cheniaux)
*Confira também nossa sessão de Filmes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

21 comentários:

  1. Faltou Clube da Luta!!!

    Uma Mente Brilhante é um filmaço!!!

    ResponderExcluir
  2. Faltou um bem atual, " O Lado Bom da Vida"

    ResponderExcluir
  3. Faltou:
    numero 21
    o maquinista
    janela secreta

    ResponderExcluir
  4. Boa lista, outras sugestões:

    Uma lição de Amor (I'm Sam);
    Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need To Talk About Kevin);
    Forrest Gump.

    ResponderExcluir
  5. ...faltou o meu nome é Radio...Deficiência intelectual
    Anjo Malvado- Esquizofrenia
    Dragão Vermelho- A origem do Hannibal___Psicopata

    ResponderExcluir
  6. Faltou Precisamos falar sobre Kevin

    ResponderExcluir
  7. Excelentes sugestões, inclusive dos comentários.

    ResponderExcluir
  8. A ILHA DO MEDO (ESQUIZOFRENIA) LEO DICAPRIO!

    ResponderExcluir
  9. Incluir IDENTIDADE ... parece minha situação.

    Vivo 99% do tempo de um jeito ...
    de repente, algo muda e vivo de outro com a maior naturalidade.
    faço o que faço ... depois tudo volta ao "normal".

    ResponderExcluir
  10. Identidade Paranormal e Ilha do Medo pra mim são os melhores filmes.

    ResponderExcluir
  11. senti falta de mr jones um clássico:
    Richard Gere, Lena Olin e Anne Bancroft estrelam esta emocionante história sobre um homem á beira da autodestruição que é salvo pelo amor. Gere é um show de interpretação como Mr. Jones, um maníaco depressivo que, durante suas crises emocionais, é divertido, criativo e envolvente. Chocando a platéia esnobe de uma orquestra subindo ao palco para reger uma sinfonia de Beethoven, ou impulsivamente tomando uma caixa de banco e uma fuga romântica, Mr. Jones é um homem irresistível para qualquer mulher, incluindo a Dra. Libbie Bowen (Olin), a preocupa terapeuta designada para seu caso.

    ResponderExcluir
  12. Me ajudem, preciso de um filme que fale sobre doenças mentais como Mania,Melancolia,Demencia,hesteria,hipocondria. Ou que fale de doenças mentais em um modo geral, trabalhando com os diagnósticos. Irei fazer um trabalho com o livro ''Historia da loucura'' e preciso associar o capitulo ''As figuras da loucura'' com algum filme. Desde já agradeço. Meu e-mail larissa.asl@hotmail.com ou whats 7592461139

    ResponderExcluir
  13. Garrota interrompida <3 minha paixão, e acho que se enquadra no tema, não?

    ResponderExcluir