27/08: Dia do Psicólogo - 50 Anos de Profissão

segunda-feira, 27 de agosto de 2012 | 21:11 | Por Comente!
27/08: Dia do Psicólogo. A Regulamentação da profissão completa 50 anos hoje, nessa segunda-feira. 

Parabéns a todos pela contribuição científico-social. Ser psicólogo é ultrapassar os limites da absorção do outro, da mera satisfação, da reproduzação das práticas e do assistencialismo. É respeitar o velho conhecimento, incorporando-o dentro das novas realidades que se apresentam, sem deixar de questioná-lo, compartilhando-o de forma crítica, responsabilizando pela produção ou, ao menos, acompanhando as mudanças oriundas do seu processo de reciclagem.

Para exercer a profissão, é necessário concluir o curso de graduação em Psicologia e registrar-se no Conselho Regional da categoria. A formação é considerada generalista, pois o formando pode atuar sob questões relacionadas ao comportamento humano em diferentes contextos, campos e populações, enfatizando a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais. “A formação científico-metodológica e o desenvolvimento de habilidades técnicas para elaborar intervenções com uma postura investigativa, torna o profissional participativo e eticamente responsável perante a sociedade”, opina Adriana Cordeiro da Silva, psicóloga e professora do curso de Serviço Social, do Centro Universitário Plínio Leite (Anhanguera Unipli).

Parabéns a todos que realizam a profissão com responsabilidade e a todos que pretendem fazê-lo. Feliz dia do psicólogo! :)


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: